Respostas Sociais

A OASIS dispõe de cinco valências:



·       CAO 1 (Centro de Atividades Ocupacionais)  

     CAO 2 (Centro de Atividades Ocupacionais) 



·       LAR OASIS

·       LAR JOANINHA 




·       RESIDÊNCIA AUTÓNOMA (PORTO CARRO MACEIRA)



------------------------------------------------------------------
       Centro de Atividades Ocupacionais - CAO 1 e CAO 2

Onde são desenvolvidas um conjunto de tarefas, sob orientação da equipa multidisciplinar da Instituição, que tem como finalidade planear, desenvolver, verificar e agir sobre o plano individual de cada cliente, de modo a dar resposta às suas necessidades e expectativas e minorar dificuldades existentes. A avaliação e respetiva monitorização dos P.I.s (planos individuais) são realizadas semestralmente.
Os clientes treinam e participam em atividades socialmente úteis (ASU), tais como, trabalho ocupacional em contexto externo, tapeçaria, bordados, encadernação, expressão plástica e apoio aos serviços de cozinha. Estas atividades são desenvolvidas pelos clientes e monitorizados/supervisionados pela Equipa Técnica.
Participam em atividades lúdico-terapêuticas (atividade física adaptada, reabilitação funcional, massoterapia, atividades psicomotoras, equitação terapêutica, atividades aquáticas, boccia, expressões corporal e dramática - grupo de teatro OASIS, expressão musical, terapia pela música, sala de snoezelen).
Participam, também, em atividades de desenvolvimento pessoal e integração (treino de competências sociais, dinâmicas de grupo, CRID - centro de recursos para a inclusão digital, sala TIC - tecnologias de informação e comunicação, atividades culturais, Jornal da OASIS, presença em feiras e/ou exposições, domínio da cidadania e sensibilização ambiental, treino de AIVQ’s – atividades instrumentais da vida quotidiana e apoio às famílias).


. Lares Residenciais Oasis e Joaninha e Residência Autónoma
Os nossos Lares Residenciais visam proporcionar aos seus residentes, o acolhimento temporário ou permanente, promovendo e disponibilizando condições que contribuam para a integração social e para a sua qualidade de vida.
Cada residente do Lar Residencial tem um plano individual que visa promover o seu desenvolvimento pessoal e social, transmitindo e garantindo um ambiente de segurança afetiva, física e psíquica durante a sua permanência no Lar Residencial.
Esse plano abrange o treino das atividades da vida diária (ex: cuidados de higiene pessoal e autonomia nos cuidados de imagem pessoal), participação/colaboração em eventos sociais e culturais, como idas a espetáculos, passeios, visitas interinstitucionais, colónias de férias, entre outros.
Outro dos principais objetivos dos Lares Residenciais é privilegiar a interação com as famílias/conviventes e com a comunidade, no sentido de otimizar os níveis de atividade e participação social.  

Sem comentários:

Enviar um comentário