Apresentação Institucional



A OASIS é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública (Instituição Privada de Solidariedade - IPSS)
Foi criada na sequência do desenvolvimento de cursos de formação profissional para deficientes, promovidos pelo, então, Centro Regional de Segurança Social de Leiria, co-financiados pelo Fundo Social Europeu e adquiriu personalidade jurídica em 1990.
Esta Instituição destina-se a apoiar cidadãos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, que sofram de deficiências físicas e/ou mentais.

Tem como objectivos gerais:

Proporcionar condições que favoreçam o desenvolvimento das capacidades pessoais, relacionais e profissionais, dos utentes, promovendo e melhorando a sua integração social e profissional.
Apoiar e orientar as famílias, no sentido de promoverem uma maior autonomia dos seus elementos

Objectivos Específicos

Manutenção e funcionamento de um Centro de Actividades Ocupacionais.
Manutenção e funcionamento de um Lar Residencial
Realização de Cursos de Formação Profissional através dos quais se desenvolvam as capacidades relacionais e a aprendizagem de técnicas profissionais, tendo em vista uma inserção profissional adequada e uma crescente autonomia das pessoas portadoras de deficiência
A OASIS funciona em duas valências:
- CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) com frequência actual de 56 utentes,
- Lar Residencial (com capacidade para 18 utentes)
No CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) os utentes realizam actividades de vida diária e participam em várias actividades de caractér ocupacional, expressão plástica, esmirna, arraiolos, meio ponto, cestaria, encadernação e cerâmica. Além destas actividades realizadas no espaço físico do centro de actividades ocupacionais estão adjacentes actividades de exterior, hipoterapia, actividade desportiva, passeios pedestres e adaptação ao meio aquático/natação

2 comentários:

  1. Por tudo o que aqui se mostra e diz,a minha admiração pelo que a OASIS teima em construir: felicidade.
    Que bom que é ver a OASIS crescer
    Que bom é senti-la feliz e que bom é vê-la tornar-se uma força viva na nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um projecto interessante, no entanto tenho uma duvida: Na OASIS há Terapeutas Ocupacionais?

    OBRIGADA

    ResponderEliminar