“Charcos com Vida”


No passado Domingo dia 14 de Outubro, teve lugar na Quinta da Oasis, em Porto Carro, a parte prática da formação “Charcos com Vida”. Esta proporcionou a construção de um charco na quinta que serve de berço ao Projecto “Da Semente à Raiz Social”. Projecto  que pretende respeitar e estar inserido no conceito da Permacultura, envolver vários grupos da comunidade e unir esforços no alcance de objectivos comuns, sempre no intuito da inclusão, integração e enquadramento no e com o  ambiente envolvente (humano,  biológico, geográfico…). Dando prioridade à sustentabilidade, à rentabilização de recursos disponíveis, ao cuidar da terra e das pessoas.
A Formação denominada “Charcos com Vida”, insere-se nos projectos desenvolvidos pelo CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto). Esta Unidade tem como objectivos principais divulgar a importância da biodiversidade, as suas ameaças actuais e a necessidade de conservação, assim como, aproximar a população do conhecimento científico desenvolvido nestas áreas, incentivar à reflexão sobre os impactos individuais e adopção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis pela sociedade. Visa desenvolver acções de conservação no terreno, de forma a contribuir para travar a perda da biodiversidade nacional.
Esta formação em Leiria, foi promovida pelo Centro de Interpretação Ambiental, com o apoio da Câmara, e envolveu vários docentes e amantes da natureza.
Os trabalhos práticos tiveram inicio já tarde, pelas 16h30, mas foram iniciados com animo e determinação, só se fez um pequeno intervalo para cantar os Parabéns a um dos jovens ao cuidado da OASIS e para lanchar. Pelo adiantado da hora alguns tiveram que ir abandonando o “barco”, mas os resistentes, persistiram e pelas 20h tínhamos dado por terminada a nossa construção.
A OASIS e a equipa “Da Semente à Raiz  Social” agradece a todos os que tornaram este charco uma realidade, e em especial à Técnica Telma Fontes e ao singular formador Jael Palhas.

Para informações adicionais consultar  
www.charcoscomvida.org/                                                                     
www.facebook.com/charcoscomvida                      
 www.facebook.com/DaSementeARaizSocial





 

Sem comentários:

Enviar um comentário