Código de Ética
INTRODUÇÃO
1.
ÂMBITO DE APLICAÇÂO
O presente Código de Ética aplica-se a todos os colaboradores da OASIS,
entendendo-se como tal todas as pessoas que colaboram com a instituição,
qualquer que seja o seu nível hierárquico e vínculo contratual, sem prejuízo de
outras disposições legais ou regulamentares aplicáveis. Aplica-se ainda a todas
as pessoas que prestem serviço à instituição a título ocasional ou permanente.
A OASIS garante o acesso ao Código de Ética a todas as partes
interessadas.
2.
FINALIDADE
1.
O Código de Ética estabelece princípios e regras gerais de conduta que
asseguram o cumprimento dos valores da OASIS, dando corpo à identidade da
instituição, reforçando a sua cultura organizacional e promovendo a
concretização da sua missão.
2.
Todas e cada uma das pessoas que integram a instituição contribuem com o
seu papel específico, com o seu esforço e recursos, para alcançar deste
objetivo.
3.
Esta complementaridade entre todos os intervenientes só é possível com a
construção e manutenção permanente de um sistema de valores, princípios e
normas de conduta partilhado, que dá sentido e significado a todas as ações.
4.
O Código de Ética é mais um instrumento que se coloca ao dispor das pessoas
que integram a nossa Instituição para garantir a fidelidade à missão. A
competência técnica é uma condição necessária mas não suficiente para a
prestação dum serviço de qualidade. A ética coloca o respeito pelos valores
como critério de decisão da conduta dos profissionais. Sem um apurado sentido
ético as intervenções profissionais arriscam-se a ser erráticas e
contraproducentes.
3.
SUBSIDIARIEDADE
A
observância do presente Código de Ética não impede a aplicação simultânea das
regras de conduta específicas de determinados grupos profissionais.
4.
ESTRUTURA DO CÓDIGO DE ÉTICA
1.
O Código de
Ética da OASIS enuncia valores, princípios e normas que servem de guia ao
comportamento dos distintos atores. O Código de Ética aplica-se a todas as
pessoas que têm qualquer tipo de responsabilidade na tarefa de melhorar a
qualidade de vida das pessoas com deficiência, independentemente do seu papel,
lugar de desempenho ou pessoas que servem. Aplica-se também aos clientes, na
medida em que não são beneficiários passivos dos serviços mas atores do seu
próprio desenvolvimento e inclusão social.
2.
O Código
apresenta-se com uma estrutura esquemática onde se relaciona os valores e os
princípios associados, que torna mais fácil a perceção do conjunto e a consulta
por temas. Na primeira coluna enunciam-se os valores; na segunda os princípios
que melhor lhes correspondem.
3. Este Código é aberto e dinâmico.
Prevê-se a sua revisão regular com o envolvimento e participação de todos os
seus destinatários.
CÓDIGO
DE ÉTICA
Solidariedade
- Assume o trabalho em equipa como garantia da qualidade dos serviços. É
evidenciado através da avaliação de satisfação dos clientes.
|
Cooperação na resolução de problemas
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Participação
- Participa de forma ativa e consciente para a melhoria do desempenho da
organização. É evidenciado através da avaliação de satisfação dos clientes e
das sugestões de colaboradores implementadas.
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Promoção da melhoria contínua
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Responsabilidade– Age de acordo com a missão, as políticas e os
requisitos do cargo e justifica as suas próprias ações. É evidenciado através
da conformidade das práticas e da resposta a reclamações legítimas
|
Fiabilidade dos processos
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Integridade - Respeita os deveres e os direitos de todas
as partes interessadas e as regras organizacionais de conduta. É evidenciado
através da normalidade das práticas.
|
Normalidade dos processos
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Confidencialidade – Restringe o conhecimento de dados dos clientes
e dos colaboradores às pessoas que deles necessitam para o exercício
funcional do cargo. É evidenciado através da inexistência de reclamações
legítimas e pela conformidade das práticas.
|
Controlo da informação
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Rigor–
Toma decisões com base em factos e executa tarefas e registos conforme
definido nos procedimentos. Conhece a Visão, Missão, Valores e Políticas da
Organização.
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Alinhamento da conduta com a visão e a missão e a
normalidade dos processos
|
Privacidade–
Respeita espaços e tempos afetos à fruição dos clientes. É evidenciado
através da inexistência de reclamações legítimas e pela avaliação da
satisfação dos clientes.
|
Interação Sensata
|
Transparência– Comunica aos sócios, clientes e responsáveis os
dados relativos ao desempenho da organização na área da qualidade e na área
económica. É evidenciado através da ausência de reclamações legítimas e pela
conformidade das práticas.
|
Comunicação de dados válidos)
|
Equidade
Trata de todos os clientes, familiares e outras partes interessadas segundo
os procedimentos e, na ausência de ação prevista, atua de acordo com o valor
da responsabilidade. É evidenciado através da avaliação de satisfação dos
clientes e ausência de reclamações legítimas.
|
Tratamento equitativo
|
Comunicabilidade– Comunica de forma eficiente e eficaz,
respeitando a hierarquia da organização. É evidenciado através da avaliação
de satisfação dos clientes e ausência de reclamações legítimas.
|
Comunicação eficaz e eficiente
|
Aprovado
em reunião de Colaboradores em 2013.03.26
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